Mais uma confraria, mais um encontro de apreciadores de cervejas e outras bebidas aconteceu com diferentes integrantes.

Desta vez, a
presença feminina marcou, além de embelezar o espaço, expressaram suas dúvidas e confirmaram que o sexo feminino possui diferenciado paladar e olfato aguçado!
Para surpresa de alguns homens!!!
Os encontros tem supervisão do Sommelier Raphael Luchiari que além de levar bebidas diferentes, acaba explicando cada uma delas e sempre harmonizando com comidas.
Desta vez duas cervejas de Blumenau foram apresentadas:
1) Eisenbahn Kölsch: que é um tipo de cerveja originária de Colônia, na Alemanha.Dourada e de alta fermentação, é produzida com quatro tipos de maltes, entre eles, o malte de trigo.
Caracterizada como sendo uma Ale de cor clara, baixo amargor e armoa de cevada e pão.
Curiosidade: leva 4 tipos de malte
Harmonização: peixes, molhos cítricos, lagostas, mariscos, camarões, ostras e siri.
2) Eisenbahn Weizenbier: é uma cerveja de trigo leve.
Com textura e corpo mais densos.
Curiosidade: não é filtrada. por isso tem aparência turva e deve ser degustada bem gelada, ao contrário de muitas cervejas no mundo.
Cerveja de alta fermentação é bastante consumida no sul da Alemanha, local de produção das cervejas + conhecidas do mundo.
Harmonização: pratos picantes como o das culinárias mexicana, tailandesa, indiana e chinesa, salsichas, carne de porco assada, frutos do mar ao vapor e lagosta.
Vai bem tb com queijos camembert, boursin e chèvre.

Receita Mexilhão na Cerveja
by Luchiari
Ingredientes:
3 litros de mexilhões vivos
3 Tabletes de caldo de legumes
1 colher (sopa) de manteiga
2 talos de salsão picados
750 ml de cerveja clara
200 ml de creme de leite fresco
2 gemas de ovo
Pimenta de Caiena
Açafrão
Sal
Pimenta-do-reino (moída na hora, de preferência)
Modo de preparo: Ponha os mexilhões em conchas em uma panela. Tempere com pimenta. Cubra com o salsão. Regue com 600 ml de cerveja e leve ao fogo alto, sacudindo a panela constantemente. Estarão prontos quando todos se abrirem. Prepare o molho, misture os tabletes na manteiga.
Junte o líquido do cozimento dos mexilhões filtrado em pano fino e também o restante da cerveja, 1 pitada de pimenta de Caiena e outra de açafrão. Deixe reduzir por 5 minutos, peneire de novo e incorpore o creme de leite, mexendo até que ganhe consistência. Fora do fogo, junte as gemas e misture bem. Abra as conchas superiores dos mexilhões, regue com o molho e sirva.
Deseja participar das nossas confrarias?
Maiores Informações: Secretaria do dojo ou direto com Sensei Ivan Ferragutt.